top of page

PARCEIROS

OS CHEFS

LOCALIZAÇÃO

O Boa Mesa é uma oportunidade para cada bar, hotel e restaurante de Caxambu mostrar sua criatividade culinária, contracenar com chefs e oficinas gourmet e movimentar culturalmente a cidade, transformando o mês de Janeiro em uma festa para os sentidos.

Durante todo o mês, em 2015, o caxambuense encontrará nos estabelecimentos participantes, a boa comida, boa companhia e muita diversão.

PARCEIROS

CHEFS

CIDINHA LAMOUNIER 

 

Foi aos pés de um fogão a lenha que a ouropretana Cidinha Lamounier descobriu o mundo da cozinha. Criada em Mariana, cidade vizinha a Ouro Preto, ela foi apresentada à cozinha mineira de raiz ainda na primeira infância, aos 4 anos de idade, quando frequentava a cozinha da pensão que funcionava ao lado da casa de sua avó.

Com o passar dos anos, o encantamento pela cozinha mineira cresceu e a paixão virou profissão. Cidinha é Chef de cozinha, professora de gastronomia na Faculdade Promove. Fez parte da delegação de chefs que representou o Estado no Madrid Fusion, na Espanha. Em seu currículo, coleciona trabalhos como os realizados com o chef Confeiteiro, Jordi Joca, chef confeiteiro do estrelado Celler Can Rocca, em Girona, Espanha, e várias participações em festivais como Festival Internacional de Gastronomia de Tiradentes, e Brumadinho Gourmet, oportunidade em que ministrou oficinas de lanches rápidos para crianças.

 

EDSON PUIATI 

 

Nascido em Barbacena descendente italiano, estudou Hotelaria no SenacGrogoto. Nunca saiu da sala de jantar. Atualmente, ele é o Coordenador e Professor do curso de Gastronomia do Centro Universitário UNA. Hoje é considerado um dos professores brasileiros com mais estudo e conhecimento da área de gastronomia.

Como chef atua em eventos e consultoria por todo o Brasil, realiza programa de Coaching com a gastronomia para altos executivos de empresas, também é reconhecido internacionalmente em Portugal, Alemanha e Espanha por ter feito consultoria e eventos para restaurantes. Foi um dos chefs organizadores da comitiva que representou Minas Gerais no maior evento de gastronomia do mundo o Madrid Fusion edição 2013, É um dos criadores do projeto que instituiu o dia da gastronomia mineira 5 de julho em homenagem a Eduardo Frieiro. Colunista do jornal Estado de Minas no caderno Degusta aos domingos com a coluna Muito Prazer.

 

FELIPE LEROY 

 

Atua diante de sua paixão: a cozinha. Reconhecido como chef e considerando-se cozinheiro, para ele, essencial para cozinhar é saber dosar conceito e prática. Formado em ciências contábeis, viu na gastronomia a possibilidade de mudança, de migrar conhecimento e principalmente criar multiplicadores. Trabalhou cerca de sete anos com finanças, desenvolvimento, investigação, elaboração e acompanhamento de projetos para captação de recursos. Depois fez o curso de cozinheiro profissional. Em seguida, foi para a Espanha e cursou a pós-graduação em Gestão de Hotéis e Restaurantes. No ano de 2008 fez Gestão em Eficiência Energética. Hoje vive da culinária, da gastronomia, não necessariamente executando pratos e sim capacitando pessoas. Não cria pratos, dá uma nova roupagem. Os alimentos estão disponíveis para ser bem combinados. Substituições que resultam em uma combinação e em pratos mais elaborados.

 

FERNANDO LOESCH

 

Desenvolveu sua paixão pela cozinha durante temporada em Londres e, por suas receitas criativas e por dar um toque inovador e pessoal em receitas clássicas,  é considerado um dos mais talentosos chefs da região. Vencedor da segunda edição do  Caxambuteco e segundo e terceiro lugares nos anos consecutivos do mesmo evento, comanda as panelas do Morro Velho Espaço Gourmet desde a abertura da casa, há quatro anos.

ORLANDO BRUNO FILHO - Cozinheiro há 50 anos no Hotel União e chefe de cozinha há 30. Especializado nas cozinhas mineira e portuguesa com destaque para o bacalhau.

 

LEANDRO PIMENTA

 

Começou sua história com a cozinha aos 14 anos, trabalhando na padaria de uma tia em Nova Iorque. Lá, estudou no The Culinary Institute of America (CIA) e trabalhou com renomados profissionais, em restaurantes como o Tea Lounge French Coffee e o Perse. Em 2001 voltou ao Brasil, cursou filosofia na PUC e se mudou para São Paulo, quando realmente passou a se dedicar à gastronomia. Na capital paulista, formou-se na Escola de Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo, a HOTEC, e fez parte da equipe de profissionais reconhecidos na área, como Christian Formon e Ina de Abreu. Atuou em diversos restaurantes, entre eles o Sopt, o Vítreo, o Mestiço e o Maní, eleito um dos 50 melhores do mundo recentemente. Voltou para Belo Horizonte em 2007, já como chef de cozinha passando pelo Aurora, The Art From Mars e Risoteria Sorriso, onde ficou pelos últimos dois anos. Paralelamente, abriu a empresa de consultoria, a The L.A.B., que agora também é o seu restaurante.

 

ILMAR DE JESUS

 

O chef mineiro Ilmar de Jesus cursou a faculdade de engenharia civil e iniciou a pós-graduação na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Entretanto, apaixonado pela arte da cozinha, Ilmar não finalizou o curso e optou por se dedicar exclusivamente ao Bar e Restaurante “Casa Cheia”, localizado no tradicional Mercado Central, que pertence à família. Para isso, especializou-se por meio de diversos cursos e viagens gastronômicas.

A paixão pela cozinha foi essencial para o chef elaborar receitas que encantam os clientes, compostas pela comida regional, rica em sabores e temperos. Ilmar é referência nacional quando o assunto é comida de boteco, participando de vários festivais gastronômicos pelo Brasil e no exterior. É o  responsável pelo bar mais premiado do evento Comida di Buteco. Em 2006, também recebeu na Espanha o prêmio XXXI Trofeo Internacional de Turismo y Hotelaria – Restaurant.

 

 

LUÍS FIRINO MARTINS FILHO

 

Nascido em Caxambu, aos 54 anos, registra mais de 20 anos de experiência em São Paulo , Tiradentes-MG e Florianópolis -SC. Tem como especialidades as comidas mineira e Internacional 

 

 

PENNINHA 

 

Ricardo Penna, o Chef Penninha, é estudiodo de culinária desde a adolescência e do processamento de carnes desde 1988. Quando cursou Engenharia de Alimentos na Universidade Federal de Viçosa.

Instrutor do SENAC e dos cursos ligados à cranes, n extinto BHTAL – Programa de Capacitação de Bares, Restaurantes e Lanchonetes de Belo Horizonte (PBH-SINDHORB – SEBRAE/MG), Penninha é consultor contratado para implementação, desenfolfimento e incrementação de cardápios em mais de 300 empresas, implementou churrascarias e restaurantes de rodízios na América do Sul e nos USA e, nos últimos 8 anos, foi orientador de cursos e palestras para mais de 13 mil alunos, além de participar de programas, seminários e encontros ligados à culinária, especificamente, à carne.

Com mais de 15 anos de carreira gastronômica, possui dois livros publicados, “Alquimia do Churrasco” e “Transformando Carnes de Segunda em Carnes Nobres”, 3 DVD’s com manuais sobre  alimentação e processamento de carne. Em seus livros, repassa para o leitor dicas, receitas e conhecimentos adquiridos através dos anos de estudo e experiência.

 

 

RODRIGO MACHADO

 

Filho de Caxambu onde teve sua primeira aula de cozinha na escola polivalente, é  Chef Executivo na Empresa e Buffet Das Gerais, desde 2004. Atua como consultor SENAC e ministra aulas semanais em cursos de graduação em gastronomia e cursos técnicos em cozinha, nutrição e confeitaria, atendendo mais de 300 alunos. Participação em quadros especiais da Rede Globo e outros canais de comunicação, incluindo o Chef responde Montana Carnes.

LOCALIZAÇÃO

Rua Wenceslaw Brás, 66

Sala E - Centro

Caxambu 0 MG 

visitecaxambu@gmail.com

Tel: (35)3341.1656

Anchor 3

Os melhores bares e restaurantes de Caxambu apresentam e servem seus pratos.

A gastronomia é um dos principais pontos da hospitalidade da nossa região e da nossa cidade

Tudo o que rola no evento, as notícias e seus comentários, sobre o evento, os pratos e seus amigos.

REALIZAÇÃO

APOIO

PATROCÍNIO

Anchor 3
Anchor 4
Anchor 5
CNC-SESC-SENAC
Hmmmmmmmmmm!

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page